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domingo, 6 de janeiro de 2013

O Segredo da Fixação


O Segredo da Fixação
É recente a atenção a respeito da fixação dos perfumes. Antigamente os primeiros produtos perfumados eram basicamente águas de cheiro, principalmente com aromas cítricos e e de ervas, e por isso absolutamente sem fixação. Com o uso de essências florais e amadeiradas a duração do perfume na pele (isto é, a fixação) começou a melhorar, mas nunca de maneira tão destacada, até aproximadamente o fim da 2ª. Guerra Mundial (1945).
Anúncio Vintage do perfume It’s You (Elizabeth Arden) datando de 1941
Foi exatamente nessa época a indústria de perfumaria americana começou a crescer, tentando concorrer com os perfumes europeus, mas sem sucesso. Por isto, procurando compensar a superioridade técnica dessas marcas europeias, a arma escolhida foi a “fixação”. Usando muita potência para ter duração, Elizabeth Arden e seus perfumes causaram uma divisão de águas, por assim dizer, ao investir nisso, para atrair um público fiel. Seu perfume tinha o seguinte slogan “Meu perfume dura 24 horas” e a partir daí a guerra dos cheiros desvia o caminho da qualidade para potência e fixação.
Assim houve uma mudança drástica em busca de novas porcentagens de essências com poder de duração maiores: dos 12% tradicionais para cerca de 30% a 35% de absolutos, além do uso de novas matérias primas sintéticas de baixa evaporação.
Mas ao nos referirmos à fixação de um perfume, falamos sobre o que exatamente?
Por exemplo, fragrâncias cítricas e herbais, como o limão, a hortelã, além de outros, seevaporam rapidamente; já as essências florais levam mais tempo e as madeiras, raízes ou resinas demoram algumas horas para desaparecerem. Portanto, torna-se razoável perceber  na aplicação sobre a pele, que em reação com o calor e hidratação particulares a cada indivíduo, aqueles produtos de evaporação mais lentos já citados como resina, madeiras, incenso, baunilha, por exemplo, terão maior fixação (aroma residual que dura mais tempo na pele).
Thaty, de O Boticário, um grande sucesso de vendas até os dias de hoje.
Existe um mito de que produtos fixadores importados tem maior eficiência que os nacionais; na verdade, na Europa e nos Estados Unidos se usa freqüentemente de 18% a 35% de produto ativo (essência ou concentrado) dentro de um perfume ou em uma Eau de Toilette (países mais frios). No Brasil essa concentração é de 7% a 15%não somente por razões econômicas (taxações diferenciadas, principalmente),mas também para uma melhor adaptação a uma realidade climática diferente dos países do hemisfério norte. Ou pelo menos é o que a indústria nacional explica. Como nossa temperatura média às vezes acima de 30ºC, nós consumidores podemos perceber nitidamente que alguns perfumes mais concentrados têm uma evaporação mais rápida e ao mesmo tempo mais intensa, o que torna o perfume mais forte e mais enjoativo na hora de usá-lo. Um subterfúgio para torná-lo mais suave, é a redução da concentração de essência concentrada, e claro, isto implica em redução da fixação.
É este o motivo que tem levado as grandes marcas internacionais a lançarem durante o uma versão “light”, mais suave, menos concentrada, dos seus perfumes.
As grandes perfumarias ficam intrigadas com a alegação de que algumas fragrâncias não tem boa fixação, e para descobrir o motivo desta reclamação costumam fazer uma interessante pesquisa técnica. Uma pessoa aplica o perfume em si e de hora em hora um técnico analisa se o cheiro ainda persiste no corpo daquela pessoa. Na maioria das vezes, percebe-se que o perfume ainda está fixado na pele do voluntário, ele é que deixou de percebê-lo. Você sabe por que isto ocorre?


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