O
Segredo da Fixação
É recente a atenção a respeito da fixação dos
perfumes. Antigamente os primeiros produtos perfumados eram basicamente águas de cheiro, principalmente com aromas cítricos e e
de ervas, e por isso absolutamente sem fixação. Com o uso de essências florais
e amadeiradas a duração do perfume na pele (isto é, a fixação) começou a
melhorar, mas nunca de maneira tão destacada, até aproximadamente o fim da 2ª.
Guerra Mundial (1945).
Anúncio Vintage do
perfume It’s You (Elizabeth Arden) datando de 1941
Foi exatamente nessa época a indústria de
perfumaria americana começou a crescer, tentando concorrer com os perfumes
europeus, mas sem sucesso. Por isto, procurando compensar a superioridade
técnica dessas marcas europeias, a arma escolhida foi a “fixação”. Usando muita potência para ter
duração, Elizabeth Arden e seus perfumes causaram uma
divisão de águas, por assim dizer, ao investir nisso, para atrair um público
fiel. Seu perfume tinha o seguinte slogan “Meu perfume dura 24 horas” e
a partir daí a guerra dos cheiros desvia o caminho da qualidade para potência e
fixação.
Assim houve uma mudança drástica em busca de novas porcentagens de
essências com poder de duração maiores: dos 12% tradicionais para cerca de 30%
a 35% de absolutos, além do uso de novas matérias primas sintéticas de baixa
evaporação.
Mas ao nos referirmos à fixação de um perfume,
falamos sobre o que exatamente?
Por exemplo, fragrâncias cítricas e herbais,
como o limão, a hortelã, além de outros, seevaporam rapidamente;
já as essências florais levam mais tempo e as madeiras, raízes ou resinas
demoram algumas horas para desaparecerem. Portanto, torna-se
razoável perceber na aplicação sobre a pele, que em reação com o calor e
hidratação particulares a cada indivíduo, aqueles produtos de evaporação mais
lentos já citados como resina, madeiras, incenso, baunilha, por exemplo, terão
maior fixação (aroma residual que dura mais tempo na pele).
Thaty, de O Boticário, um grande
sucesso de vendas até os dias de hoje.
Existe um mito de que produtos fixadores importados
tem maior eficiência que os nacionais; na verdade, na Europa e nos Estados
Unidos se usa freqüentemente de 18% a 35% de produto ativo (essência ou
concentrado) dentro de um perfume ou em uma Eau de Toilette (países
mais frios). No Brasil essa concentração é de 7% a 15%não
somente por razões econômicas (taxações diferenciadas, principalmente),mas também para uma melhor adaptação a uma realidade climática
diferente dos países do hemisfério norte. Ou pelo menos é o que a
indústria nacional explica. Como nossa temperatura média às vezes acima de
30ºC, nós consumidores podemos perceber nitidamente que alguns perfumes mais concentrados têm uma evaporação mais rápida e
ao mesmo tempo mais intensa, o que torna o perfume mais forte e mais enjoativo
na hora de usá-lo. Um subterfúgio para torná-lo mais suave, é a
redução da concentração de essência concentrada, e claro, isto implica em
redução da fixação.
É este o motivo que tem levado as grandes marcas internacionais a
lançarem durante o uma versão “light”, mais suave, menos concentrada, dos seus
perfumes.
As grandes perfumarias ficam intrigadas com a
alegação de que algumas fragrâncias não tem boa fixação, e para descobrir o
motivo desta reclamação costumam fazer uma interessante pesquisa técnica. Uma
pessoa aplica o perfume em si e de hora em hora um técnico analisa se o cheiro
ainda persiste no corpo daquela pessoa. Na maioria das vezes, percebe-se que o
perfume ainda está fixado na pele do voluntário, ele é que deixou de
percebê-lo. Você sabe por que isto ocorre?